13 de junho de 2008

1968: O sonho acabou?


Durante três dias a Faculdade Estácio de Sá homenageiou os 40 anos de 1968. Como eu não entendia, muitos não entendem o que aconteceu nesse ano e qual o valor que ele tem.

1968 foi o ano da revolução. Movimentos espalhados por todo o mundo refletiam uma sociedade enfadada do sufocamento feito pelas trandições e pelo militarismo.
No Brasil, era época de ditadura militar. Não se podia conversar, conviver em grupo, se reunir, expor opiniões, pensar. Muitas pessoas foram torturadas e mortas, muitos corpos evaporaram-se. Mas no entanto, o que se modificou?

De certa forma, muita coisa mudou. Hoje não há mais torturas; a mulher trabalha, pensa, fala, sente, goza; o homossexualismo e o lesbianismo são conhecidos; televisão, rádio e imprensa são "sem restrição". Porém, se pararmos para analisar estes fatos veremos que toda esta liberdade social se apresenta maquiada. Tradições e conservadorismos ainda são cultivados, censura ainda existe e o preconceito, este acredito ainda vai perdurar por muito tempo. Democracia sim, mas controlada pelos podere$o$.


Mudando de Assunto


Refletindo sobre o assunto debatido na palestra de Lélio Fabiano, ministrada na Faculdade Estácio de Sá durante as homenagens aos 40 anos de 1968:


Foram tempos difíceis. Pensamentos barrados por censuradores. Antes de shows, pre-apresentações para a bancada da censura. reportagens, notícias, matérias cortadas também pela censura.
Mas a mídia teve um papel importante durante 1968. Esta pode registrar os fatos que marcaram a época, pode fazer protestos e gerar polêmica, mesmo debaixo de censura. Percebemos isto porque hoje podemos olhar o passado através dos arquivos midiáticos e ver neles todo o movimento ocorrido naquela época.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Raquel

Atendendo seu convite, vim visitar o seu site. Acho importante que jovens como você esteja interssados no período.

Tenho uma sugestão a fazer. Você pode localizar, na Internet, as músicas mais tocadas em 1968. Aos poucos (2 ou 3 por vez), ir postando vídeos do Youtube com essas músicas, informando o lugar em que elas ficaram na parada de sucessos.
Que tal?

Vou inserir um link de seu blog no meu. Que tal você fazer o mesmo com o Arquivo68?

Abraços

José Antonio Küller